quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Segredos do Mapa Beta



Todos sabem que o Mapa Beta é a versão anterior do mapa do jogo atual. As áreas que um dia existiram nele foram refeitas e retiradas, e toda a extensão que um dia existiu foi alterada. Podemos ver alguns "erros", digamos assim, quanto a reconstrução do mapa. Alguns locais que existiram no Mapa Beta ainda existem no atual, mas com seus acessos bloqueados. Alguém já se perguntou por que na arena de Pelagia, do outro lado da cachoeira, há um caminho escalável mas que acaba subitamente, como se tivesse sido cortado. 
Seria um possível acesso ás Montanhas Beta? Talvez esse caminho levasse ao seu topo, onde provavelmente seria a área da neve, por causa da altitude, ou a arena de Monkey por sua localidade. Mas o óbvio que se pode notar é que a arena de Pelagia era bastante menor que a atual, e não comportaria ele, que é um colosso de grande porte. Seria um possível caminho para o outro lado. Mas isto são só hipóteses.

Agora, mudando de rumo, mas continuando no assunto, nos vemos na arena isolada de Phaedra, o quarto colosso. Logo na chegada do lugar nos deparamos com um abismo, o qual só pode ser atravessado pela borda direita. Mas será que ninguém nunca notou o fundo desse abismo?
Para descobrir isso você pode, assim que sair da borda do abismo e entrar na arena, caminhar uns centímetros a mais para a beirada e ver que há uma estrada toda interligada que desce em forma de rampa para o fundo do abismo. Do lado da frente haverá a parede do abismo na direção de onde você veio, ela é cheia de musgos escaláveis, que servem para uma descida ou subida mais rápida.
No fundo do abismo há um caminho que se você seguir vai se deparar com uma parede, um caminho sem saída pra ser mais claro. Seria um caminho bloqueado que levaria á parte mais a leste das Montanhas Beta? Poderia sim, mas não podemos provar já que há uma parede no caminho. O mais provável é que fosse uma caverna que passasse por baixo de uma grande extensão de terra e chegasse a área H5.
E para terminar existe a área H6 onde há uma estrada na beirada do abismo para o mar, que segue e acaba repentinamente como se tivesse sido cortada. Um caminho possivelmente retirado para as Montanhas Beta.
O único modo de provarmos essas teorias é rackeando o game para atravessar e voar acima das paredes, assim teríamos livre acesso as áreas desconhecidas, mas isso não possui garantias de sucesso.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Agro e armas secretas


Continuando falando sobre itens secretos, temos agora outras colorações para o nosso Agro. Vendo na imagem ao lado vemos diferentes cores, cada uma com um modo especial de se conseguir.
1- Ico Agro- Esse Agro tem uma mancha em forma de "I" na testa. Para consegui-lo basta com que você tenha no seu memory card uma pasta do jogo Ico salva, mas este modo ainda não foi comprovado, por isso não vamos afirmar nada.
2- Agro Branco- Para obter o Agro Branco você precisa ter o jogo zerado na modalidade de ataque de tempo hard. Basta você ir a tela inicial do jogo segurar Círculo e apertar X antes de soltar o Círculo. 
3- Agro Marrom- Agora para obter o Agro Marrom você deve ter zerado o ataque de tempo do modo normal, assim você deve ir á tela inicial do jogo segurar o botão Quadrado e apertar X antes de soltar o quadrado.

Agora mudando de assunto vamos falar sobre o que cada arma secreta faz. 
A Pedra Detectora de Lagartos e o Galho Detector de Frutas servem simplesmente para se detectar no mapa todas as frutas e os lagartos. Eles são exibidos como símbolos enquanto os itens estiverem ativados.
A Flecha Sonora serve simplesmente para distrair os colossus com uma onda fraca de som. Ela é muito útil quando utilizada com a Capa da Invisibilidade.
O Manto da Força e a Máscara da Força servem para aumentar o poder de ataque, tirando mais dano dos colossus. O Manto do Shaman e a Máscara do Shaman servem para aumentar a defesa de Wander, fazendo com que ele leve menos dano com os ataques dos colossus. E a Capa da Invisibilidade serve simplesmente como o nome dela diz. Deixa Wander invisível.
A Flecha Explosiva é uma seta que ao atingir o alvo causa uma explosão grande. Serve para causar danos aos colossus. O Arpão do Trovão serve como as flechas, só que o dano que ele causa é maior. 
A Espada do Sol serve para se iluminar mesmo estando no escuro, e também serve para matar os colossus. O Pano do Desespero é nada mais nada menos do que um para quedas que ajuda bastante quando se cai de um colosso e de alturas enormes. Exceto em lugares de morte estantanea como os penhascos e abismos na beira do mar. E a Espada da Rainha serve para causar um dano mortal em cada ponto vital dos colossus, assim com um único golpe pode-se retirar o dano de cada ponto.

O vídeo acima mostra nitidamente cada arma secreta do game e suas habilidades.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Modos secretos

Hard Mode, Modo Remanescência e Time Atack


Muita gente já viu vídeos no youtube de pessoas jogando SOTC e usando armas especiais que não são liberadas quando começamos um new game. Com certeza se perguntaram como conseguí-las. Agora vocês saberão como conseguí-las.
Pois bem, pra começar o jogo deve ser zerado do primeiro ao último colossu e com o conhecimento de lidar com cada um deles. Ao ser zerado o game libera três coisas. O Hard Mode, que você pode jogar ao iniciar no menu do game, o Modo Remanescência  e o Time Atack. 
O Hard Mode é o modo difícil, que serve pra que aumentemos nossa habilidade lutando contra os colossus. Nesse modo os colossus tem mais pontos vitais, e esses são ainda mais difíceis de se alcançar, além de necessitarem de mais golpes pra que se tire o life.
O Modo Remanescência é um modo em que se pode enfrentar novamente os colossus derrotados. Nesse modo você depois de derrotar um deles deve ir ao seu local onde seu corpo está e apertar Círculo, logo você entrará numa tela mais ou menos parecida com uma viagem no tempo pra o passado do game. Você enfrentará o colossu e se derrotá-lo sua força aumentará lentamente, e se você morrer nada acontecerá. Você retornará para onde o corpo do colossu está. No modo remanescência só estão inclusos os colossus até o décimo quinto, pois não podemos ir ao corpo de Malus quando o matamos, já que é lá onde zeramos o game.
Esses itens estão inclusos nos dois modos de dificuldade do game.
Agora o Time Atack. Esse é um modo em que enfrentamos todos os colossus dentro de um determinado tempo. Pra isso é necessário o jogo zerado, assim quando estamos dentro do Shrine of Worship deve-se ficar na frente de uma das estátuas de qualquer um, não importando se estiver quebrada ou não, e apertar Círculo. Logo veremos numa tela menor o tempo necessário para derrotá-lo. Derrotando dentro desse tempo nada acontece, mas se fizermos isso a cada dois colossus um item secreto é desbloqueado. Eis a lista de cada um, no modo normal e no modo difícil:
MODO NORMAL
1- Flecha sonora
2- Manto da força
3- Máscara da força
4- Pedra detectora de lagartos
5- Galho detector de frutas
6- Máscara do poder
7- Manto da invisibilidade
8- Flecha explosiva

HARD MODE
1- Arpão do trovão
2- Espada do sol
3- Galho detector de futas
4- Manto do shaman
5- Pedra detectora de lagartos
6- Máscara do shaman
7- Pano do desespero (pára-quedas)
8- Espada da rainha (espada do jogo Ico)

Não vamos falar sobre o que cada item faz, pois certamente você sabe, e também pra não estender ainda mais o post que já está longo o suficiente.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Beta Dam


 Beta Dam é o primeiro e maior mistério já encontrado no SOTC. Quando foi descoberto em 10 de Fevereiro de 2009 por um hacker chamado Pikol nas montanhas beta acabou se tornando a maior fonte de dúvidas e especulações por parte dos gamers. Beta Dam é um gigantesco castelo encontrado praticamente no centro das montanhas beta. Ele é muito semelhante a um palácio que existe no jogo Ico, um jogo também criado por Fumito Ueda antes do SOTC.
Provavelmente Ueda queria colocá-lo no jogo, mas as razões pela qual foi retirado não se sabe. Poderia ser uma arena de um colosso excluído, mas poderia ser uma área especial do game. Pois na ordem cronológica do jogo SOTC vem antes, contando a história dos antepassados de Ico, que vem depois. Mas para explicarmos o mistério melhor teremos de explicar os princípios da criação de Shadow of the Colossus.
A princípio a TeamIco, a empresa criadora da franquia Shadow e Ico, planejou que o SOTC seria um jogo para PC, onde o modo COOP seria utilizável para lidar com os colossus. Mas por razões que não sabemos o game foi alterado para PS2, onde o COOP foi retirado e a maioria dos colossus ou foi remodelada ou foi retirada. 
Sabemos que o game, a princípio Nico foi aquele planejado para PC, podemos ver isso nos vídeos e trailers do jogo, mas com a mudança para o console de PS2 ele teve de ser refeito, assim Nico se transforma em Shadow of the Colossus. Analisando as imagens podemos notar semelhanças entre as construções. E vendo este vídeo podemos ver as mudanças de gráfico e extensão. Isso seria uma possível causa de Nico ser a continuação de Ico, onde o garoto ico chegaria em Forbbiden Lands e se encontraria com os colossus.
Mas isso é só uma teoria, e bastante válida por sinal já que os próprios nomes dos games dão uma certa noção de sequência (Ico-Nico). Mas não podemos afirmar nada, já que não temos a trama do Nico e não temos como ligá-la ao Shadow, já que Wander quer ressuscitar Mono com ajuda de Dormin e sobre Nico, nada se sabe.
Esse vídeo abaixo mostra Pikol voando sobre Beta Dam com a ajuda do para quédas.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O Beta dos colossus atuais


Valus

Valus, como todos sabem é o mais conhecido Primeiro Colosso. Na sequência do game ele é o primeiro colosso a ser enfrentado. Ele se localiza logo a frente do castelo (Shrine of Worship) na área F5. Sua estratégia de luta é a seguinte: você vai por trás dele, quando ele parar pra refazer o caminho você deve escalar na perna esquerda dele. Lá haverá um ponto fraco que você deve golpear, ao fazê-lo ele cairá de joelhos aí então você aproveita e sobe por suas costas. Seu ponto vital é na cabeça, basta você golpeá-lo lá e vai conseguir mata-lo.




Mas isso é o que fazemos normalmente, com o Valus atual. Mas no modo beta era totalmente diferente. A princípio ele foi criado para um combate á cavalo num solo mais amplo e baixo. Sua estratégia de combate era uma mistura das técnicas usadas em Barva (o sexto colosso) e em Valus, pois originalmente eles eram um só. Na sua área existia uma construção, e ainda existe atualmente, mas inutilizável, onde poderia-se esconder atraindo sua atenção assim seria possível escalá-lo pela barba. Esse era o projeto original do primeiro colosso. 
primeiro colosso beta

barva atual
Vendo em comparações notamos pouca semelhança, mas acredite eles eram um só.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013








 Até que enfim!

Bom, agora que os mistérios dos colossus excluídos terminaram (por enquanto) aí vai uma pequena coletânea de imagens de cada um  deles. Comemoração de quase duzentas visitas ao blog!