quinta-feira, 7 de março de 2013


O Jardim Secreto e the Last Big Secret

O Jardim Secreto é um dos grandes mistérios dentro de Shadow of the colossus. Muitos jogadores pensaram que ele fosse o segredo original que Ueda havia falado, mas pra que entendamos o que é o “segredo” temos que voltar até a época do lançamento do game. Em 2005, quando o SOTC foi lançado, Fumito Ueda, seu criador, deu uma entrevista e nessa entrevista disse que havia um segredo no game. Suas únicas pistas foram: “O segredo está na capa e no céu.” Depois disso muita gente começou a investigar o The Last Big Secret, agora assim chamado, procurando na capa do game algo que os levasse a um entendimento do segredo. Mas o que ninguém sabe é que essa tal entrevista nunca existiu. Nunca foi comprovado que Ueda tenha falado em público sobre tal assunto, tanto que não existe vídeo dela ou relato por escrito. Mas como ela gerou essa enorme comoção de gamers acabou se tornando praticamente real, mas não se sabe o mistério dessa frase: "O segredo está na capa e no céu." ou de onde veio. Os primeiros rumores vieram dos EUA, dizendo que na capa do Shadow havia marcas, marcas estas desenhadas sobre o corpo de Valus, o primeiro colosso, que indicavam o caminho que se toma pra se chegar ao Jardim secreto. Este se localiza atrás do Shrine of Worship, em alguns musgos escaláveis que se forem seguidos corretamente levam ao jardim. E seguindo o raciocínio das pistas de "Ueda", o segredo está na capa e nos céus, levaria então diretamente ao título do jogo. Shadow of the Colossus: Shadow- sombra, algo que significasse estar atrás, Colossus- Algo grande, uma coisa gigantesca. Bem, se você não pegou as pistas vou melhorar pra você. Nessa teoria acredita-se que o título signifique que (traduzido: A Sombra do Colosso) “o segredo está na capa” leve diretamente ao título do jogo, e “no céu” ao jardim secreto. Seguindo isso o Colosso seria o castelo, e levando em consideração a Sombra significaria a sombra dele próprio, em outras palavras, atrás dele. E “no céu” levaria a escalar para cima, para o céu, chegando ao jardim, seguindo é claro as marcas de orientação no corpo de Valus na capa do game.
Essa é uma teoria e tanto e resolveria todo o mistério se não fosse por um detalhe. Shadow of the Colossus é japonês, portanto foi lançado primeiramente no Japão e não nos EUA e com uma capa diferente. Então essa reviravolta fez os gamers levantarem de novo a dúvida quanto as pistas de Fumito Ueda, fazendo o The Last Big Secret voltar a tona. Uma nova onda de investigações começou e teorias começaram a surgir. Uma diz que se o segredo está na capa se refere a Valus e quanto ao céu refere-se aos pássaros que o seguem, pois quem nunca viu uma pequena nuvem de pássaros seguindo o colosso enquanto o enfrentamos. Então seguindo esta teoria seria possível se segurar nos pássaros ao enfrentar Valus e deste modo os pássaros nos levariam á um lugar secreto onde estaria o Grande Segredo, fosse um colosso excluído para enfrentar fosse um final alternativo, nunca se saberá o segredo. Mas esta teoria não deu muito resultado, a maioria dos pássaros é atravessável e mesmo se agarrando a um ele fica preso por lá e não sai e acaba derrubando Wander.
Mas voltando ao Jardim Secreto, aqueles que conseguiram subir nele tiveram uma surpresa. Lá há muitas árvores com frutos comestíveis, mas caso você venha a comê-los terá uma surpresa. A energia de Wander e seu life diminuem gradativamente conforme elas são consumidas, e isso levantou uma dúvida: Por que isso? Muita gente afirmou que se alguém for lá antes de enfrentar Malus, antes de zerar o game, e comer as frutas deixando o life pequeno de novo e depois matar Malus, virar Dormin e enfrentar os soldados do Mago Emon na última parte do jogo e se deixar morrer por suas flechas e golpes liberará um final alternativo, onde Wander morre junto de Dormin e Mono acorda. Isso também não foi comprovado, mas que muita gente tentou isso é verdade.
Para terminar, logo abaixo vem um vídeo mostrando como se chegar ao jardim secreto: