sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pholux


Pholux é um colosso excluído bastante diferente. Além de seu formato de "gárgula", o corpo pequeno, braços compridos, asas e pernas altas, seu rosto é um dos mais diferentes.
Pelo que podemos notar a área em que ele se localizava era aberta e livre de montanhas próximas, o que nos faz pensar em um deserto ou em cima de uma montanha.
Seus possíveis ataques eram rajadas de vento que ele realizava agitando as pequenas asas e bombas de energia semelhantes as de Malus. 
Sua estratégia de combate consistia possivelmente em subir em uma das pilastras que o circundam e pular em sua parte "agarrável" do corpo, a qual não se sabe nada.






A TeamICO não revelou praticamente nada sobre este colosso, por isso a pouca informação. Só podemos deduzir que ele foi excluído pela dificuldade e mais nada. 

domingo, 18 de novembro de 2012

Kyos


Kyos é um colosso excluído pouco famoso. Pouquíssimas informações foram reveladas a seu respeito e o que sabemos são só especulações. 
O que sabemos era que ele possivelmente se localizava numa área de neve, dá pra notar pelo fundo da imagem. Claro que não existe uma área nevada na versão atual do SOTC, então podemos presumir que ela está perdida ou na área beta ou no mar.
Uma possível estratégia de combate seria em subir em suas costas, utilizando a mesma estratégia usada em Pelagia. Como na imagem acima vemos que ele possui "dentes" sensíveis, como os da cabeça de Pelagia, então podemos presumir que: subindo de algum modo nele o direcionaríamos para uma pedra onde ele ficaria inconsciente, então o mataríamos.
Claro que isto é só uma hipótese, já que Kyos é como Dionin. Não existe informação alguma sobre ele. Só nos resta especular.
 Ele era de início um grifo (criatura mitológica), como se vê na imagem 3. Em seus primeiros esboços para o Nico ele variou tanto de tamanho como de forma, sendo ele o colosso que mais se modificou ao longo de sua construção. Na imagem 2 ele se assemelha a um alce e na imagem 4 ele não se assemelha a nada. Um colosso sem forma. Já a 1 e a 5 são as mais próximas do resultado final. Principalmente a 5. Pelo menos é isso que nos revela o Artbook.

sábado, 17 de novembro de 2012

A Remanescência Beta


Apesar do SOTC estar no estágio final de perfeição ele não está de todo perfeito. Ainda contém erros carregados desde a primeira versão Beta. Erros como paredes atravessáveis, bugs estranhos e até sons que viveram desde os primeiros colossus. 
É comum todos dizerem que a área C1 é assombrada, pois quando se sobe no Save coisas estranhas acontecem, principalmente com Agro. Este seria um erro que os criadores fizeram, pois ao retirar Adar Flam e sua arena de lá retiraram apenas os sons e imagens, mas não os efeitos causados por ele.
Nos vídeos a seguir há um defeito ocorrido na área de Celosia. Musicas provavelmente utilizadas no velho beta resistiram naquele local. Talvez pertencessem ao Celosia beta ou a outro colosso que residia em seu lugar ou próximo dali.
Seria defeito ou proposital? Afinal os criadores não deixariam um erro desse porte lhes passar despercebido. De qualquer maneira o game ainda está inexplorado, pois muitos outros segredos beta estão perdidos. Mas cabe a nós, jogadores viciados, descobrirmos! Uma tarefa que talvez Ueda tenha deixado em nossas mãos.

Mistérios Beta


Shadow of the Colossus teve muitas versões. A primeira se chamava "Nico", onde o game estava em seu estado mais bruto e o personagem ainda não era o Wander e sim um garotinho pequeno, muito parecido com o do game ICO. 
O formato do game nessa fase era bastante tosco. Os personagens eram mal feitos e os locais eram diferentes. Mas em compensação haviam 32 colossus pra se combater.
Esta fase do game serviu para os criadores decidirem que passaria pra próxima fase de construção. Portanto o primeiro protótipo foi originalmente Nico.
A segunda fase do game nunca foi divulgada. Somente imagens nos mostraram como ela era de fato. Sabemos que Nico evoluiu para Wander, mas sua roupa era azul. Talvez a única diferença entre a versão final. Nessa fase o número de colossus havia caído ficando apenas pouco mais da metade. O cenário já estava mais bem trabalhado e os colossus possuíam mais dificuldade.
Essa versão ainda seguia com o Mapa Beta e dava livre acesso a toda Forbidden Lands. Decidimos chamá-la de: Versão Beta 2.
Veja que tanto Aberth como ainda estava no game, e Malus estava em processo de construção.






este é Pholux. falaremos sobre ele mais tarde
Agora a terceira e última fase já havia perdido alguns colossus, mas prevalecia outros. Nessa versão o Mapa Beta já havia sofrido mudanças e já existiam áreas inacessíveis. Wander já vestia sua roupa atual e não havia mais tanta deformidade por parte do cenário. Essa versão serviu como prova final pra saber que colossus estariam incluídos permanentemente no jogo. E após ela vem a versão atual e final, que é a que conhecemos hoje. Sem Mapa Beta ou mais que dezesseis colossus. 

Sirius


Agora falaremos sobre Sirius. Um colosso que se parece muito com um javali. Pela imagem podemos deduzir que ele é um colosso pequeno e que sua estratégia de combate seria possivelmente correr com Agro pelas planícies onde ele se encontrava. A estratégia era a seguinte: você o atrairia para uma rocha com um formato como na imagem abaixo, ele ficaria preso entre ela ao tentar passar e então você aproveitaria pra subir nele, já que o único ponto mais provável de subir é as costas.
O local mais provável de sua arena, considerando a estratégia de combate, seria nas planícies ao leste de Malus.Onde se encontra uma única pedra com este formato.
Sirius é um colosso considerado difícil e isso se nota pela imagem acima em que ele alcança até mesmo Agro, a criatura terrestre mais rápida do game. Talvez este tenha sido o único motivo de sua saída do jogo, pois a arena é grande o suficiente pra abrigá-lo e não haveria outra razão pra sua exclusão. 
Seus possíveis ataques seriam investidas com o focinho de pedra enquanto corre, o que causaria danos enormes e deixando Wander inconsciente. E você sabe que se ficar inconsciente enquanto enfrenta um colosso pequeno considere-se morto, pois ele não vai deixar você se levantar.
Seu possível ponto vital seria nas costas, já que é o único lugar de seu corpo com pêlos.
note que mesmo no artbook ele permanece igual ao da versão beta

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Dionin

Um colosso bastante estranho e misterioso é o Dionin, o maior de todos os colossos excluídos. Sua aparência lembra a de um verme gigantesco. Existem pouquíssimas informações sobre ele e detalhá-lo seria um trabalho praticamente impossível.
Pelo que sabemos ele é gigante e ocupava uma arena enorme. Uma possível estratégia de combate seria subir no seu tentáculo, como na imagem ao lado. Procuraríamos o ponto fraco e o mataríamos. Mas onde seria este ponto fraco? Ninguém sabe. A TeamIco não revelou nada sobre o assunto, exceto seu nome: "Worm"

Vemos que suas armas de combate seriam possivelmente o tentáculo gigante e sua boca gigante. Ele provavelmente usaria de seu tentáculo pra esmagar, pra derrubar enquanto o arrastasse pelo chão ou sugar ou soprar pela boca. Ou ainda causar tremores com seus tentáculos. 
Existe a teoria, baseada no Artbook de SOTC que ele provavelmente teria sua arena no deserto. Por que:
Vendo na imagem abaixo, vemos que seu corpo, no esboço, era cheio de pedras em diversos formatos, e uma que nos chamou bastante atenção foi a que na imagem 6 uma pedra tem o formato de pórtico. 
Juntando os dados:
1°: vemos que para um colosso desse porte era necessário uma arena enorme.
2°: o único lugar grande o suficiente para abrigá-lo seria o deserto de Phalanx.
3°: há uma certa semelhança entre os arcos de pedra do deserto e a rocha nas costas do esboço.
4°: Dionin é um colosso da terra.

Agora se juntarmos, vemos que provavelmente os arcos do deserto fariam parte de seu corpo. Os arcos ainda estão lá, certo? E o que você diria de ele ainda estar ali. Dionin provavelmente ainda está lá, enterrado sob toneladas de areia.
Existe o famoso boato de que se alguém levar a tocha de fogo acesa de Celosia até os arco algo aconteceria. Mas seria impossível, pois sair de lá com ela acesa não dá. Ainda mais fugindo de Celosia e atravessando o laguinho que dá acesso a saída.
Todo mundo liga os mistérios do jogo ao Black Bird, mas vendo agora, seria possível o menos famoso guardar o maior de todos os segredos?

Segredo das áreas retiradas


 No SOTC existem ainda as áreas onde ficavam as arenas do colossos excluídos. Estas áreas não são sólidas e se localizam ao redor de toda área inacessível do jogo.
Numa pesquisa encontramos um vídeo no qual com o para-quedas alguém explora as áreas beta, onde acaba encontrando áreas semelhantes as arenas de Aberth e Adar Flam.
Como na imagem ao lado, a área de Aberth é igual a mostrada no vídeo. E a área de Adar Flam é um grande bloco de terra queimada.
Assista o vídeo e tire suas dúvidas:

Você notou que em um momento ele chega a um local semelhante ao da imagem acima. Seria esta a arena oculta de Aberth? Você também deve ter notado que em um dado momento ele encontra uma grande faixa de terra avermelhada, semelhante a queimada. Provavelmente o pedaço retirado da arena de Adar Flam. Seria uma probabilidade de os criadores do game terem colocado as arenas dos colossos em locais inacessíveis. Mas é só uma probabilidade.

Adar Flam

Adar Flam é o colosso que todo mundo queria que ainda estivesse incluso no jogo. Só de ver sua imagem nota-se que ele é um tipo de pássaro de fogo, onde da beirada de suas asas saem rochas incandescentes.
Adar Flam foi retirado do jogo tanto pela dificuldade quando pela grandeza que sua arena precisava. Para combatê-lo você teria que levá-lo a um lago, pois ele é um colosso de fogo como você pode ver na imagem. Você atrairia ele para um lago onde ele apagaria suas chamas e se abaixaria. Subindo em suas asas você acharia o ponto vital nos ombros ou nas costas.
você pode ver que há pelagem em suas asas
Sua dificuldade era alta pelo tamanho de sua arena. Ela não suportava em tamanho seus ataques de bolas de fogo dificultando a locomoção do jogador. Sua arena se localizava na área C1, a famosa área fantasma, próxima a entrada da área de Cenobia. 

Como você pode ver no mapa, a área C1 é maior do que no mapa atual entrando para o interior da área oeste. Muitos dizem que pode-se ouvir sons estranhos vindos daquele lugar, e que se você subir no Save que há lá você poderá ouvir os sons de Adar Flam. Claro que isso são só boatos mas não se pode negar que aquele lugar é sinistro e carrega os reflexos da passagem de Adar Flam, como as árvores queimadas. 

Mas se você olhar pra lá não verá lago algum, pois foi colocada uma colina enorme que sela o que há mais a oeste, entrando nas montanhas. A arena de Adar Flam foi possivelmente retirada de lá e posta em outro local, como a arena de muitos dos outros colossos que foram excluídos.

Aberth


Aberth é um dos colossos excluídos mais famosos dentre eles. Tudo por existirem boatos de que ele poderia ser o colosso final, substituindo Malus, o último atual.  
Ele foi retirado por causa da dificuldade de combate. Ele teria pontos letais nas patas, que matariam só de encostar, e ainda lançaria projéteis explosivos como os de Malus e Pelagia. 
Pra derrotá-lo você teria de atingir pontos sensíveis em suas patas, assim ele se abaixaria e você subiria nele.  Seu ponto vital é no topo da cabeça.
Como você pode ver, estas partes em azul poderiam ser os pontos vitais ou as lâmina que matavam. E na imagem acima vemos espinhos em suas patas.
Sua arena ficava possivelmente na área F2, muito próxima ao castelo. Talvez ele fosse o colosso mais próximo que poderíamos alcançar, tirando o Quadratus.
Quando o jogo foi moldado as arenas foram retiradas do lugar e foram jogadas em áreas inacessíveis, como atrás das Montanhas Beta ou em outras onde não podemos subir normalmente. Provavelmente muitas foram atiradas ao mar, onde os criadores sabiam que os jogadores não teriam acesso.
Esse vídeo mostra áreas sólidas jogadas no mar.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Agora continuando na onda do Black Bird, vamos apresentar uma teoria criada por alguns estudiosos no assunto SOTC.
A algum tempo viemos observando o Mapa Beta e fizemos comparações com o mapa atual do jogo e vimos que ocorreram muitas mudanças.
Primeira: Alguns lugares do mapa beta são diferentes do mapa do jogo. Na área C1, a cabeça da águia, como muitos chamam por causa do formato do desenho no mapa, há uma mudança enorme. Na área G2, que é a área de Pelagia, uma grande mudança é notada por causa dos relevos do mar e das entradas rochosas.

Na área F3 também existe um caminho curto, que no mapa atual foi alargado. Na área B4 é exibida o interior da arena de Dirge, a cobra da areia, o que no atual não existe. E também existem outras dezenas de mudanças feitas no Mapa Beta para o mapa atual.
Compare:

Agora existe um mistério.
Focando na área H4, a arena de Avion, vemos que no Mapa Beta não existe água e comparando com o mapa atual ocorreram severas mudanças. Se dissermos que o Black Bird é a versão beta de Avion veremos que a possível localização seria em H4, a mesma de Avion. E vendo o terreno e o relevo estranho de rochas no mapa, e comparando com essa imagem há uma certa semelhança entre eles.
Uma sequencia de pilastras postas em círculo muito semelhante ao relevo do mapa. Seria essa a resposta pra pergunta de todos?
Seria esse o enigma de Black Bird?
Certamente se compararmos os dois há uma certa semelhança.



Tiramos muita informação da rede e descobrimos onde seriam os possíveis pontos de pouso do Black Bird: D2, C1 e B6. Seria coincidência a área C1 estar envolvida? Afinal ela é a famosa área mal-assombrada, por causa de Adar Flam(falaremos dele mais tarde). 
Mas que pontos de pouso seriam esses? Você vai se perguntar.
Seriam na verdade os locais de sua possível arena, já que Avion ocupou seu lugar na área H4. E uma curiosidade na área D2 é que existe uma pedra que cruza o caminho por onde se anda por cima. Possivelmente uma estrada excluída que poderia nos levar até ele.
Seria esta a resposta do mistério de "Black Bird"?
É só uma teoria, mas que pode ser comprovada se alguém conseguir acesso voando de para-quedas até lá. As paredes invisíveis seriam um problema se, se tentasse subir escalando as rochas lisas e mal feitas.

Colossus Excluídos


Agora vamos falar sobre os colossus que foram retirados do jogo. Seja por defeitos ou dificuldades da jogabilidade. Eles existiam na versão beta, quando o jogo se chamava Nico, no qual existiam 24 no total, mas muitos foram retirados até sobrarem 16.

Vamos falar sobre cada um:

Black Bird

Black Bird é o colosso retirado mais famoso. Tudo por causa da postagem de um vídeo no You Tube que mostra ele em pleno voo. Muita gente depois de vê-lo afirmou que ele ainda estava incluso no jogo, sendo o décimo sétimo colosso.


Mas ele não esta incluso no jogo. Ele seria uma versão beta de Avion, o quinto colosso, mas talvez fosse um colosso que foi mesmo retirado.
Como se vê nas imagens, ele está sobre uma pilastra e sua arena é vasta, parecendo uma planície alta pois há um pico montanhoso ao fundo.
Em combate você deveria chamar a atenção dele, ele viria e você pularia nele, quase o mesmo sistema de Avion. Mas um de seus problemas era a falta de mobilidade por que ele dava uns defeitos em voo e ainda por cima não se vê superfícies para se agarrar ou pêlos. Talvez esse e outros o tenham feito sair do jogo.

Introdução ao jogo


Bom, pra início de conversa o jogo Shadow of the Colossus lançado em 2005 pela Sony Computer Entertainment para PS2. Em japonês foi chamado de Wanda to Kyozo, Wander and the Colossus. 
Seu enredo trata de um jovem chamado Wander que veio a Forbidden Lands em busca de renascer sua amada Mono. Pra isso ele faz um trato com Dormin, um ser espiritual que foi preso e dividido em dezesseis partes pra que não fosse renascido. O trato era que, Wander reunisse as dezesseis partes de Dormin chamadas Colossus e o trouxesse de volta a vida, e em troca ele traria Mono de volta a vida.
Wander sai em busca dos Colossus, que na realidade eram bestas gigantescas. Sua tarefa é matá-las pra que o corpo de Dormin seja restabelecido. 


Terminada a introdução, vamos entrar no mundo de Shadow of the Colossus.