terça-feira, 20 de maio de 2014

Uma reflexão sobre tudo


Quem se lembra do Black Bird? Quem se lembra do mito sobre a entrevista de Fumito Ueda em que ele afirmava sobre o segredo do jogo estar na capa e no céu? Quem se lembra do Beta Dam? Onde está o Preview Disc? Perguntas óbvias demais, claro que todos nós já sabemos. Mas chegando até aqui, até esses tópicos, ainda há muito a ser discutido e revelado, mas vamos fazer com calma.
Primeiramente o mais antigo. Quem nunca ouviu falar do demo PSU do jogo ou do demo OPM beta? Poucos, mas ainda mais poucos sabem de fato o que eles foram. O lançamento de Shadow of the Colossus ocorreu em 2005, mas antes dele ser oficialmente lançado existiram demos para que os jogadores vissem o que os aguardava. O OPM Demo - Official Playstation Magazine - uma versão meio que posterior a algumas que vieram antes (que eram a NTSC e Pal-m, mas que de nada influenciaram no que direi em seguida)  e que dava somente alguns quadrantes para o jogador andar, além de ter somente o primeiro colossus para ser enfrentado. Todas as pontes do jogo eram quebradas e as passagens por terra eram bloqueadas por rochas. Mas de fato nada havia além desses pontos a não ser imagens de baixíssima resolução e nada, isso mesmo, nada. Mas uma coisa bastante intrigante revelou-se somente no OPM. Quando se escalava o Jardim Secreto encontrava-se no topo uma estátua de Mono sem cabeça.
Claro que os criadores não contavam que o jogador pudesse subir ao jardim com a estamina pequena - fato revelado por causa do bug diagonal jump, no qual se você pular de forma diagonal consegue escalar os musgos quase sem gastar estamina - e mesmo assim revelou-se apenas como um modelo de animação que eles deixaram lá em cima. Somente no Pal-m demo isso se repete, mas com quase nenhuma diferença de um para o outro.
Já o PSU - Playstation Universe/ Underground - não há nada de diferente. Exceto um fato relevante de que há um modo de adentrar na floresta E5, única área que de fato é a mais misteriosa nos demos.
Passando adiante, para o Preview Disc, ou melhor, Preview Version Disc, ele foi provavelmente um pré-release do game que ocorreu somente entre revistas e para o marketing do game, ou foi uma versão para os Gametesters, disso não se sabe. O que realmente se sabe é que em um fórum da internet chamado Unseen64, um usuário de nickname "Tim" anunciou possuir várias cópias desta jóia e quis vendê-las. Outro usuário chamado Unclejun comprou todas, mas elas nunca chegaram para ele e o tal "Tim" desapareceu. Mas o intrigante é que o cara upou o disco antes de sumir e deixou na internet. Ninguém sabe quem era esse cara, mas muito especula-se de ele poderia ser um gametester, ou até mesmo um membro da Team Ico.
Essa versão final do game era cheia de diferenças dos anteriores. Como por exemplo, você poderia entrar em um menu durante o jogo e escolher que colosso você quer enfrentar e então ir diretamente para ele ou para a animação pós batalha. Outra coisa importante foi a descoberta do usuário Paperfran, do Unseen64, de que pode-se invocar Agro em qualquer lugar com o controle dois do seu playstation e ainda mais, pode-se também voar com ele, em somente uma direção. Esse foi um ponto chave para a exploração do game, somado ao para-quédas.

continua...